Educação Profissional Técnica de Nível Médio

O IFTM representa um modelo de educação profissional e tecnológica que possui como princípio em sua proposta político-pedagógica a oferta da educação básica, principalmente em cursos de ensino médio integrado à educação profissional técnica de nível médio, em áreas em que a ciência e a tecnologia são componentes determinantes.

Nesse contexto, o IFTM apresenta uma proposta singular de organização e gestão, dialogando sempre com as realidades regional e local e em sintonia com o global, construindo o tecido de uma rede social capaz de gerar, em resposta às demandas de desenvolvimento sustentável e inclusivo, arranjos e tecnologias educacionais próprios.

A formação do profissional técnico de nível médio deve pautar-se hoje por novos princípios, afastando-se da visão tradicional, mecanicista, imediatista, exigida em outras décadas. O técnico que se impõe deve ser aquele capaz de arriscar a “ultrapassagem do já conhecido”, constituindo-se, de fato, num agente que compreende a realidade e nela pode ser capaz de interferir. É indispensável que saiba PENSAR O FAZER e esteja disposto a aprender e a reformular-se permanentemente. Deve além de tudo ser capaz de saber relacionar-se com o saber dinâmico, inesgotável, suas frentes e interações existentes.

Os cursos técnicos de nível médio são cursos que habilitam para o exercício profissional em função reconhecida pelo mercado de trabalho, a partir do desenvolvimento de saberes e competências profissionais fundamentados em bases científicas e tecnológicas. Promovem o desenvolvimento da capacidade de aprender e empregar novas técnicas e tecnologias no trabalho e compreender os processos de melhoria contínua nos setores de produção e serviços.

São destinados à pessoas que tenham concluído o Ensino Fundamental, estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio. Mas é importante ressaltar que para a obtenção do diploma de técnico é necessário a conclusão do ensino médio.

Os cursos podem ser estruturados com diferentes arranjos curriculares, possibilitando a organização de itinerários formativos com saídas intermediárias de qualificação profissional técnica, podendo ser desenvolvidos de forma articulada com o Ensino Médio ou serem subsequentes a ele.

A forma articulada pode ocorrer integrada com o Ensino Médio, para aqueles estudantes que concluíram o ensino fundamental, ou concomitante com ele, para estudantes que irão iniciar ou estejam cursando o ensino médio. A oferta pode ser tanto na mesma escola quanto em instituições de ensino distintas. A forma subsequente destina-se a quem já concluiu o ensino médio.

Cursos Técnicos
Integrados
ao Ensino Médio

Cursos Técnicos
Concomitantes
ao Ensino Médio