Todas as instituições de ensino do sistema federal contemplam em sua estrutura os pilares ensino, pesquisa e extensão. A Constituição Federal, no seu artigo 207, prevê que as instituições de ensino gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

A Pesquisa no IFTM – Campus Paracatu pode ser definida como a materialização do conhecimento adquirido a partir de novos estudos e novas descobertas com base em problemas recentes a serem resolvidos, proporcionados pelos programas de pesquisa desenvolvidos na instituição pelos docentes orientadores junto aos estudantes.

O ensino através da pesquisa, ou investigação, gera novos conhecimentos podendo validar ou invalidar teorias existentes. A pesquisa como atividade regular, também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejadas pela busca de um conhecimento. São estudos que podem ser úteis para quem estudou, para um grupo de pessoas e para a sociedade na qual se aplica.

Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação

Prof. César Francisco de Moura Couto

pesquisa.ptu@iftm.edu.br