Educação de Nível Superior
O IFTM representa um modelo de educação profissional e tecnológica que possui como princípio em sua proposta político-pedagógica a oferta da educação básica bem como a oferta da educação superior, através da verticalização do ensino.
A verticalização da estrutura acadêmica de uma instituição ocorre quando ela é capaz de oferecer cursos em diferentes etapas do ensino. Uma estrutura verticalizada, portanto, é aquela na qual o estudante possui a oportunidade de cursar, em uma única instituição, os níveis técnico, de graduação e, por fim, de pós-graduação.
Nesse contexto, o IFTM apresenta uma proposta singular de organização e gestão, dialogando sempre com as realidades regional e local e em sintonia com o global, construindo o tecido de uma rede social capaz de gerar, em resposta às demandas de desenvolvimento sustentável e inclusivo, arranjos e tecnologias educacionais próprios.
A formação do graduado de nível superior tem como base a capacitação de um profissional capaz de se adaptar as futuras necessidades do mercado de trabalho, estando comprometido com a inovação e com a consciência ambiental, atendendo as demandas necessárias de sua área de atuação, formador de opinião e utilizador de ferramentas científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e do gerenciamento de processos na tomada de decisão, numa perspectiva de valores éticos, visando a formação de uma sociedade responsável e solidária.
Os cursos de nível superior conferem diplomas, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo, conferindo os graus de Bacharelado, Licenciatura ou Tecnologia.
O bacharelado é um curso superior generalista, de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel. Geralmente, tem duração mínima de quatro a cinco anos.
A licenciatura é um curso superior que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de licenciado. Geralmente, tem duração mínima de três anos e meio.
A tecnologia é um curso superior de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que conferem ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos, com o grau de tecnólogo. Geralmente, tem duração média de três anos.